Buscar
  • jonathanmotavieira

Bolo de Banana com Canela – sem farinha de trigo

Atualizado: Mai 27


Uma das tristezas mor de muitos que estão na dieta é ter que abandonar o tão amado e querido bolo. Cheio de açúcar e farinha de trigo, o que antes era um conforto junto com o café e o chá passou a ser o culpado pelo nosso culote maledeto.

E foi então que queimaram o bolo na fogueira da inquisição da dieta.

Hoje em dia todo mundo evita ao máximo o bolinho nosso de cada dia, relegando-o a um quarto escuro, chorando em posição fetal sem direito nem ao banho de sol dos domingos.

Sinceramente, eu atoron bolo e não vou parar de comê-lo nem por decreto, mas tem quem siga à risca o cronograma alimentar nutricional.

Meu amigo, minha amiga, que não pode nem ouvir falar a palavra fari*** de tri**, ESSE BOLO É PRA VOCÊ. E pra todos aqueles que se importam mais ou menos, pouco, muito pouco, quase nada, também! O importante aqui é gostar de bolo e de banana!

Aproveito para falar que a textura dele é MARA, bem molhadinho, uma delícia! A receita que usei como base foi essa aqui e, como não poderia deixar de ser, dei aquela mudada feat incrementada, pra se tornar a receita de hoje.

Bora pra receita.

Ingredientes

  • 3 bananas bem maduras (no Brasil é o tipo nanica, que de nanica não tem nada; e em PT é conhecida pelo singelo nome de BANANA)

  • 2 ovos médios

  • 1/4 xic óleo (a minha tem 220 ml)

  • 1 xic farelo de aveia

  • 1 1/2 col chá de canela

  • 3 col sopa de adoçante (eu usei xilitol, você pode usar stévia, adoçante de forno e fogão, ou mesmo não usar, vai da sua necessidade de doce)

  • 1 col sopa de fermento químico pra bolo

PRE-PÁRA!

  1. Pré-aqueça o forno em 180º.

  2. Unte uma forma de bolo inglês de 25 cm com manteiga e farinha de aveia (eu bati o farelo no liquidificador até virar farinha). Para quem não se importar, pode untar com a farinha de trigo mesmo, eu fiz pra testar com a aveia e deu certo. Na vez anterior untei com canela e o bolo ficou muito escuro. Deu certo, mas esteticamente não ficou legal.

  3. Bata bem os ovos no liquidificador, para tirar o cheiro forte. Acrescente duas bananas e bata bem.

  4. Agora, se seu liquidificador for DOS BÃO, acrescente os demais ingredientes, com exceção do fermento. Se não for, bata tudo na mão mesmo, deixando o fermento por último.

  5. Depois de untar a forma coloque fatias de uma banana na base.

  6. Coloque a massa do bolo por cima das bananas e leve para assar por aproximadamente 35 minutos (atenção, pode levar mais ou menos, faça o teste do palito).

  7. Espere esfriar e desenforme. Polvilhe canela por cima e seja feliz!


0 visualização