Buscar
  • jonathanmotavieira

Ultracongelamento e congelamento tradicional, conheça as diferenças.



Hoje em dia graças a tecnologia podemos ter o privilégio de encontrar comida saudável prática e gostosa disponível a qualquer momento, alimentos que fazem bem a saúde e não utilizam de conservantes e processos industriais.

Aqui na SER+FIT usamos uma técnica italiana de congelamento forçado através de um ultracongelador super moderno que congela o alimento em duas horas diferente de um congelamento tradicional que pode levar até 24h

Enfim o que queremos dizer é que realmente a nossa comida congelada é diferente, veja abaixo as principais diferenças do ultracongelamento para o congelamento em um freezer residencial


Ultracongelamento o que é?


É o que há de mais moderno hoje no mercado de congelamento de alimentos, usado por grandes marcas do mercado, esse processo veio para substituir o congelamento tradicional

Também conhecido como congelamento rápido, é uma técnica que acontece de maneira bem rápida. Com o equipamento que utilizamos, o alimento chega a temperaturas negativas (-18ºC) rapidamente e é aí que está a grande diferença!

Esse processo acelerado em temperaturas abaixo de zero muda tudo, já que não provoca mudanças na estrutura da célula de cada ingrediente.

Dessa forma, além de consumir pratos saudáveis e nutritivos, o ultracongelamento permite que você saboreie refeições com sabores idênticos às preparadas na hora.

Graças a essa técnica conseguimos facilitar muito a vida das pessoas que não tem tempo ou não gostam de cozinhar e ainda agradar paladares exigentes que não abrem mão do sabor

Diferenças entre o ultracongelamento e o congelamento caseiro?

Quando o congelamento é feito de forma tradicional o fato de demorar próximo de 24h faz com que os alimentos acumulem cristais de gelo e ao descongelar esses cristais são derretidos e levam o sabor e nutrientes dos alimentos.

É por esse motivo que simplesmente não rola congelar algumas coisas. No entanto, com o ultracongelamento tudo é possível.

Sem falar que quando o alimento é congelado em casa ou em equipamentos tradicionais pode ocorrer contaminação por bactérias pois a temperatura deve ser respeitada durante a manipulação e o processo

De forma resumida, no congelamento comum a demora do processo faz com que se formem macrocristais de gelo, que podem modificar a estrutura do alimento e afetar suas características (cor, sabor, cheiro e textura) e nutricionais.

Já com a incrível técnica do ultracongelamento não são formadas grandes placas de gelo no produto, apenas microcristais de água. Esse procedimento é incrível não altera a estrutura do alimento, ficando do jeitinho que foi para o freezer.

Quais os benefícios do ultracongelamento?


Comida congelada antigamente era sinônimo de comida sem graça, sem gosto e pouco nutritiva, hoje a realidade é diferente existem várias marcas que trabalham com esse processo de ultracongelamento e estão transformando a forma das pessoas se alimentarem entre elas está a SER+FIT que desde a sua inauguração sempre esteve preocupada em oferecer o melhor aos nossos clientes.

“Passaram pela SER+FIT quatro opções de embalagens em menos de dois anos e várias técnicas até chegarmos no que utilizamos hoje, foram muitos aprendizados e finalmente encontramos a melhor opção, estamos muito felizes” diz Jonathan Mota fundador

Ter a opção de pratos congelados individuais no seu freezer dá a possibilidade de variar o que comer em cada refeição, o que proporciona muito mais nutrientes e menos monotonia na sua vida. Isso também diminui o desperdício de alimentos, já que você só descongela o que vai comer na hora.

Optar por refeições ultracongelamento facilita muito a sua vida, já pensou o seu jantar que demora duas horas para ser preparados pronto em três minutos, isso sim é qualidade de vida e praticidade, e o melhor sem abrir mão da saúde e do sabor.

Se ainda tem dúvidas ou preconceito sobre o consumo de comida congelada, experimente nossas refeições temos certeza de que você irá amar. Seguem mais alguns benefícios para você ter certeza que essa técnica realmente faz diferença.


1. Cumprimento das normas da Anvisa


De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os alimentos preparados devem ser mantidos em temperaturas inferiores a 60ºC por, no máximo, 6 horas. Já quando são resfriados, a temperatura ideal dos produtos deve ser inferior a 5°C — isso porque a variação de 5º a 57º representa perigo.

Como no ultracongelamento de alimentos as temperaturas são negativas, o risco de proliferação de bactérias é praticamente nulo.


2. Eliminação do uso de conservantes


Alimentos sem conservantes e totalmente naturais.


3. Preservação dos nutrientes


Muitas vitaminas são modificadas em contato com água é o caso da vitamina C e de todas as vitaminas do complexo B .Ao congelar os alimentos em processo tradicional as partículas grandes de gelo que são formadas quando descongeladas levam muitas dessas vitaminas como forma de água, porém quando é feito em ultracongelamento isso não acontece pois não ocorre essa formação de grandes cristais de gelo.


4. Diminuição dos riscos de contaminação


Para evitar que se proliferam bactérias nos alimentos, principal causa de intoxicação alimentar

Os restaurantes precisam colocar a comida que não será consumida na hora em baldes de gelo para resfriar mais rápido, pois o contato da comida com temperaturas altas que normalmente as cozinhas industriais têm podem facilitar a proliferação de bactérias, no entanto o ultracongelamento faz esse resfriamento de forma rápida e mais higiênica


5. Mantimento da textura da comida recém-preparada


Se você já experimentou congelar batata ou legumes, por exemplo, sabe que não rola, pois ela fica aguada e com uma consistência muito esquisita. Entretanto, o ultracongelamento de alimentos não altera a textura deles.


6. Conservação do sabor


O sabor realmente é muito próximo ao alimento recém preparado, nossos alimentos não ficam aguados e sem sabor.


Como funciona o processo de descongelamento?


A melhor forma é em condições negativas ,ou seja retirar do congelador para a geladeira. Após o descongelamento do alimento é preciso consumi-lo em até 3 dias. Outra forma é pelo microondas ou banho-maria.

Bom agora que você conhece todos esses benefícios do ultracongelamento que tal experimentar?

acesse https://www.sermaisfitt.com.br/ e conheça nosso cardápio.

0 visualização